AMOR SOCRÁTICO
E
E
AMOR PLATÔNICO
Amor socrático
O termo amor socrático foi cunhado , pelo filósofo neoplatônico florentino Marsilio Ficino ( séc.XV) e significa um amor centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa , em detrimento dos seus atributos físicos .
Este tipo de amor é um laço especial de afeto entre dois homens a que Platão tinha se referido num de seus diálogos , exemplificando-o como a estima que havia entre Sócrates e os seus discípulos homens , em particular entre este e Alcibíades.
Amor platônico
O termo Amor platônico surgiu na obra de Sir William Davenant, "Platonic Lovers" – 1636 , onde o poeta inglês baseia-se na concepção de amor contida em O Banquete de Platão, como sendo a raiz de todas as virtudes e da verdade.
O amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima , sem contatos físicos , revestido de fantasias e de idealizações .
O amor platônico ocorre de maneira frequente na juventude , principalmente nos indivíduos mais tímidos , introvertidos , inseguros , inibidos e imaturos que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se fisicamente do alvo de sua paixão .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir