SÍNDROME DA CHINA
A síndrome da China é um cenário catastrófico ficcional de um acidente de um reator atômico norte-americano no qual o material resultante da fusão nuclear atinge temperaturas extremas , a ponto de fundir a própria base onde está montado.
Consequentemente a massa atômica “afundaria” no solo derretendo tudo o que encontrasse para baixo e “mergulharia” cada vez mais até chegar na China atravessando o centro da Terra - se o tal reator estivesse nos Estados Unidos .
Muitos americanos erroneamente consideram os chineses seus atípodas e a China o outro lado da Terra , daí o nome síndrome da China .
Obviamente que isto é de todo impossível sob o ponto de vista factual , pois além de se dissolver na espessa camada de magma ( o material incandescente do interior da Terra ), o deslocamento causado pela gravidade levaria o reator ,no máximo , ao núcleo sólido e intransponível do planeta
The China Syndrome ( Síndrome da China ) / EUA , 1979 - é um filme do gênero drama, dirigido por James Bridges.
A película foi lançada nos Estados Unidos no dia 16 de março de 1979 e, por coincidência , o acidente com a usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, aconteceu no dia 28 de março, exatamente treze dias depois do lançamento do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário