PÁSCOA CRISTÃ E
PESSACH JUDAICA
PESSACH JUDAICA
A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica Pessach ( Passagem ) mas tem um simbolismo diferente para cada religião . Para o Judaísmo , Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, mas para o Cristianismo a Páscoa simboliza a libertação de todo os que estavam apartados de Deus pelo pecado, restaurados pela morte e ressurreição de Jesus Cristo,
Para certos pesquizadores Pessach significa a passagem , porém a passagem do anjo da morte , e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho como geralmente se acredita .
À meia-noite do Pessach , um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos da casa do Faró , do povo e dos animais egípcios , Então o Faraó, temendo ainda mais a Ira Divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que levou ao Êxodo .
Segundo alguns outros filólogos a Páscoa cristã está intimamente ligada à Pessach judaica não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs ( passagem do inverno para a primavera ) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra Prometida) , mas também pela posição da Páscoa no calendário .
Páscoa provém do latim vulgar Pascua, através do latim eclesiástico Pascha, que significa alimento ou literalmente "pasto" , pois a Páscoa põe fim ao jejum da Quaresma .
Nenhum comentário:
Postar um comentário