ENTREGAR A
CARTA A GARCIA
“ Entregar a carta a Garcia” é uma expressão originada num episódio ocorrido durante a Guerra Hispano-Americana ( 1898 ) .
Quando se iniciou a guerra, o Presidente dos Estados Unidos, William McKinley, teve necessidade de se comunicar rapidamente com o comandante dos rebeldes cubanos, o gal. Garcia,
(Calixto García e Iñiguez ( 1839 – 1898) , que se encontrava em lugar incero , possivelmente nas montanhas de Cuba.
Na impossibilidade de se comunicar por correio ou telégrafo, McKinley mandou chamar um jovem militar chamado Rowan e deu-lhe uma carta para entregar a Garcia.
Rowan, sem nem perguntar onde estava o General , tomou a carta, meteu-a num invólucro impermeável, amarrou-a sobre o peito, e, após quatro dias saltou de um barco sem coberta, alta noite, nas costas de Cuba . Embrenhou –se no sertão, para depois de três semanas, surgir do outro lado da ilha, tendo atravessado a pé um território francamente hostil e entregue a carta ao Gal. Garcia .
O episódio “Entregar a carta a Garcia” passou a significar ter iniciativa, diligência , espírito empreendedor , capacidade e grande vontade para cumprir difíceis missões .
Nenhum comentário:
Postar um comentário