LEITO DE PROCRUSTO
Procrusto, é um personagem da Mitologia grega , que faz parte da história de Teseu , um grande heroi ateniense equivalente para a Ática o que o dórico Héracles ( Hércules ) era para o Peleponeso .
A expressão Leito de Procrusto significa a aplicação arbitrária de uma medida única ; a submissão imposta à opinião ou vontade ou anseios de outrem .
Procrusto era um malfeitor que vivia na serra de Elêusis e que em sua casa, tinha uma cama de ferro com seu exato tamanho, para a qual convidava todos os viajantes a se deitarem.
Se os hóspedes fossem demasiados altos, ele os amputava para ajustá-los ao comprimento cama, e os que tinham pequena estatura eram esticados até atingirem o comprimento suficiente . Obviamente ninguém sobrevivia , pois jamais uma vítima se ajustava exatamente ao tamanho do leito .
O celerado continuou seu reinado de torturas até que foi capturado pelo herói ateniense Teseu que, em sua última aventura , imobilizou – o em sua própria cama e amputou – lhe a cabeça e os pés, aplicando-lhe o mesmo suplício que infligia aos seus hóspedes .
O Leito de Procrusto representa a intolerância do homem em relação ao seu semelhante e o mito foi empregado como metáfora para criticar tentativas de imposição de um padrão rígido em várias áreas do conhecimento .
Procrusto significa "o esticador", em referência à tortura que aplicava às suas vítimas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário